Mais novidades criativas da tecnologia têxtil!

Mais novidades criativas da tecnologia têxtil!

A tecnologia têxtil, muito forte na moda fitness e nos esportes por influenciar diretamente no desempenho de atletas, já faz parte do diferencial de produtos de moda. Transmissão térmica, ação antibacteriostática, secagem rápida, tratamento anticelulite e tecido biodegradável são algumas das novas funções dos tecidos.

The Unseen

Um exemplo recente é o trabalho da alquimista Lauren Bowker, que criou uma tinta reativa ao vento à poluição absorvida e que muda de cor em condições sujas e reverte em ar fresco. Em seu The Unseen Studio, ela desenvolveu uma série de peças de vestuário utilizando a tinta que permite que as pessoas vejam o que os olhos não podem.

O couro preto muda para uma pátina azul e verde brilhante, ilustrando a poluição invisível e a turbulência no ambiente humano!

Chromosonic from ejtech on Vimeo.

E se a sua roupa pudesse dançar conforme a música? Para a húngara Judit Eszter Karpati e seu projeto Chromosonic, é possível! A partir da plataforma open source Arduino, a artista tece fios nichrome através de um tecido tingido com tinta termocromática, para criar padrões em constante mudança de cor conforme o som é transmitido.

O tecido pode ‘dançar’ a música com o usuário, uma vez que processa os arquivos de áudio e, em teoria, pode ser ligado a um microfone para gerar padrões únicos de entrada de som.