Moda sustentável

Moda sustentável

Deborah Mattos

Que é possível abastecer a sua geladeira com produtos orgânicos, isso você já sabe. Que você pode optar por produtos feitos com material reciclado, isso você também já sabe. Mas, que tal ter também em seu guarda-roupa peças feitas com tecido orgânico e material reciclado? Fizemos uma pesquisa rápida sobre o tema e conseguimos saber de marcas iniciantes e bem fortes que estão se desenvolvendo na área da sustentabilidade:

Em parceria com a estilista inglesa Stella McCartney, a Adidas lança uma novidade na linha Cover Up: camisetas feitas em algodão orgânico e tingidas naturalmente, feitas especialmente para quem está a fim de malhar com roupas confortáveis, mas sem deixar de lado o estilo e nem o compromisso com o meio ambiente.

Outra que se preocupa com a sustentabilidade é a Sementeira, uma marca carioca que começou voltada  para os praticantes de yoga e meditação mas que agora está expandindo os seus horizontes e criando uma linha de roupas super confortáveis feitos com fibras de algodão orgânico e pigmentos cultivados sem agrotóxicos e em regime de manejo sustentável.

O mobilíário que decora as lojas é inspirado no universo Zen e fabricados com madeira certificada ou com bambu e compensado de pupunha, além de ter a iluminação garantida por lâmpadas de LED [Light Emiting Diode], que são muito mais econômicas e resistentes pois não aquecem como as incandescentes comuns.

Não podemos deixar de falar da Éden, a primeira loja brasileira a ter 100% da coleção desenvolvida com algodão orgânico, inaugurada em junho do ano passado. A marca consegue através da NOW [Natural Organic Association] e o Instituto Bio Dinâmico manter o acompanhamento do algodão desde a sua plantação, para garantir a verdade de sua filosofia.

Existem ainda os tecidos feitos de PET, podemos citar a Ciclo Ambiental que faz camisetas feitas com poliéster de PET. Funciona mais ou menos assim: As garrafas deste material passam por um processo de reciclagem no qual o material é moído e transformado em flocos, de onde são extraídas as fibras de poliéster que são misturadas em igual parte de fibras de algodão.

O showroom da marca está instalado num casarão dos anos 20 em Santa Teresa e lá a marca expõe camisetas com estampas bem boladas, bolsas e também artigos para a casa, tudo feito segundo o conceito de que reciclar é preciso.

_onde?
Sementeira
www.sementeira.com
Shopping da Gávea, 1º Piso – (21) 2530.6002
Galeria Quartier Ipanema, 2º Piso – (21) 2521-8408

Éden
Rua Harmonia, 271 – Vila Madalena – SP

Ciclo Ambiental
www.cicloambiental.com
Rua Visconde de Paranaguá, 71 – (21) 2224-5826

*Deborah é uma querida de tempos. É também socióloga e formanda em Direito, superligada em responsabilidade social. Por isso, aceitou a missão de escrever para um blog de moda falando do que mais gosta, sem perder o tom.