Art Rua

Art Rua
Por Joyce Mendes

Diferentes movimentos artísticos estão em processo de crescimento no Brasil, apresentando os nomes criativos da cena contemporânea. Na semana passada, o Rio de Janeiro recebeu a mostra Art Rua, uma iniciativa do Instituto R.U.A. [Instituto de Revitalização Urbano Artística, em parceria com a feira Art Rio. Responsáveis por diversas ações de renovação, os organizadores usaram o bairro da Gamboa para integrar manifestações urbanas como o grafitti, stencil e performances variadas, além de DJ’s e VJ’s.

Com o apoio da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, o Galpão da Gamboa foi revitalizado e ganhou produções cheias de cor e inovação, realizadas por artistas do próprio Instituto R.U.A. e de galerias do eixo Rio – São Paulo. Para estimular ainda mais o interesse de quem passava pela Zona Portuária, o evento contou com “livepainting”: 10 muros da região foram pintados ao vivo, durante os cinco dias da exposição.

A proposta é contribuir para a cidade como um todo – requalificando construções antigas e destacando o talento dos jovens que criam pinturas decorativas modernas. O resultado da combinação entre esses dois elementos é um caminho para estimular a valorização da arte urbana, que já foi vista como ato de vandalismo, mas cada vez mais pode ser sinônimo de cultura a favor da liberdade de expressão.